Sobre Nós

 

Nossa História

A CERPA (Cooperativa de Infraestrutura e Eletrificação Rural de Palotina) iniciou suas atividades em 01 de janeiro de 1975, sendo que sua constituição jurídica deu-se em 20 de novembro de 1974.

Nesta época, o Paraná estava sendo desbravado e muitos municípios estavam sendo fundados. Esses municípios tinham necessidade de energia elétrica. Para solucionar os problemas de demanda de energia, a COPEL (Companhia Paranaense de Energia) propôs a formação de cooperativas revendedoras em locais estratégicos.

Em Palotina, com 28 moradores formou-se a Cooperativa de Infraestrutura e Eletrificação Rural de Palotina - CERPA. Com o passar dos anos a CERPA constituiu uma loja de materiais elétricos e em 1992 inaugurou a loja de eletrodomésticos e móveis, tudo isso para oferecer mais uma opção aos seus clientes e associados.

 

VISÃO

Ser referência no mercado de bens e serviços ligados a distribuição e uso de energia.

NEGÓCIO

Ser cooperativa e viabilizar soluções na geração, distribuição e uso de energia.

MISSÃO

Disponibilizar aos consumidores de energia, bens e serviços tecnicamente adequados, preservando o meio ambiente, propiciando economia e gerando resultado.

VALORES

Ética, Respeito, Inovação, Segurança, Credibilidade e Transperência

Área de Atuação

A CERPA possui associados nos municipios de Palotina, Assis Chateubriand, Maripá, localizados na região Oeste do estado do Paraná e tabmbém presta serviços como concessionária COPEL (Companhia Paranaense de Energia Elétrica).

A cooperativa realiza nesses municipios serviços em instalações eletricas, manutenção de redes e licitações públicas, priorizando sempre a qualidade nos serviços e principalmente a satisfação de todos os seus associados e clientes.

 

Principais Atividades da Cooperativa

A CERPA tem como principais atividades:

  • Promover as áreas rurais dos serviços de energia.
  • Transmitir e distribuir energia elétrica, em Baixa tensão, para uso exclusivo de seus associados.
  • Construir e manter linhas de transmissão e/ou distribuição de energia em Baixa tensão.
  • Instalar redes de distribuição de energia, linhas de transmissão, substações, ramais e acessórios.
  • Promover a educação cooperativista participando das campanhas de expanção do cooperativismo e fomentar entre os associados o uso racional de energia.

 

Produtos e Serviços

Venda e distribuição elétrica: a cooperativa comercializa e transmite energia elétrica em Baixa Tensão para uso exclusivo de seus associados. É importante ressaltar que a CERPA não possui unidade geradora de energia, mas que a adquire através de empresas concessionárias. 

Comercialização de materiais elétricos, a cooperativa conta com uma vasta linha de produtos para satisfazer a necessidade de seus associados e de mais clientes. 

Instalação e manutenção: realiza serviços de instalação e manutenção de aviários e redes elétricas. Para isso dispõe de uma equipe de eletricistas treinados e certificados pelo SINELTEPAR (Sindicato das Empresas de Eletricidade, Gás, Obras e Serviços do Estado do Paraná). A cooperativa conta também com Plantão 24 horas.

 

Quadro Social

Associados 

A expansão da avicultura na região oeste do Paraná exerce forte influencia sobre o crescimento do número de associados da cooperativa, mas nos últimos anos essa alta deu-se também devido a forte política de regularização de cadastro adotado pela CERPA.